Polissonografia

A Polissonografia é o exame de escolha no diagnóstico da Síndrome da Apneia do Sono e mostra o registro dos eventos respiratórios anormais (apneias e hipopneias), bem como afere vários parâmetros neurofisiológicos durante o sono.

Também é essencial no diagnóstico dos Distúrbios do Sono: Distúrbios do Movimento, Insônia, Parassonias e muitos outros.

Consiste no registro de múltiplas variáveis do sono que pode ser realizado tanto no Laboratório do Sono, um local adequado do tipo apartamento, em cama e ambiente confortáveis durante a noite toda, quanto em domicílio, com sono monitorado por aparelho portátil, a depender de indicações diagnósticas mais específicas.

As variáveis são neurofisiológicas e cardiorrespiratórias: Eletroencefalograma (EEG), Eletrooculograma (EOG), Eletromiograma (EMG), Fluxo Aéreo Nasal, Transdutor de Pressão Nasal, Microfone Traqueal, Oximetria, Eletrocardiograma, Cintas de Esforço Respiratório Tóracica e Abdominal, Posição Corporal e Câmera de Vídeo.

Toda a monitoração é acoplada por fios a um aparelho denominado polissonígrafo, conectado diretamente a um computador instalado numa central de exames, composta por técnicos e médicos especializados.

Após estudo minucioso de todas as fases e eventos registrados, é realizado um resumo dos parâmetros observados durante a noite de sono, dentre eles o tempo total de sono e sua eficiência, a percentagem dos diversos estágios do sono (l, ll, lll, REM), a presença de despertares, roncos, apneias, movimentos periódicos das pernas e muitos outros achados.

A análise adequada de todos os resultados coletados poderá enfim corroborar o diagnóstico de algum distúrbio do sono.

A Polissonografia está se tornando um exame cada vez mais rotineiro e, sem dúvida, traz uma grande luz para problemas de saúde outrora pouco diagnosticados e tratados.

Caso tenha sintomas relacionados ao sono, realize uma consulta e verifique com seu médico a necessidade de submeter-se ao exame polissonográfico.

Referência:

Dalva Poyares, Walter Moraes, Sérgio Tufik
Distúrbios do Sono: 50 FAQ
EPM, São Paulo, 2007