O que é Ritmo Circadiano?

Caso já tenha notado a propensão para estar mais disposto ou sonolento sempre nos mesmos horários, todos os dias, agradeça ao seu ritmo circadiano. Mas, o que é isso exatamente?

Seu ritmo circadiano é basicamente um relógio interno de 24 horas que funciona no fundo de seu cérebro e alterna ciclos de sonolência e alerta em intervalos regulares. Também é conhecido como ritmo de sono-vigília.

Para a maioria dos adultos, a maior queda na energia corpórea acontece no meio da noite (entre 2h e 4h da manhã, quando geralmente estão dormindo) e logo após o almoço (entre 13h e 15h, quando tendem a realizar uma soneca após o almoço). Estes períodos podem ser diferentes se você for naturalmente uma “coruja” noturna ou uma pessoa matutina. Quando você está privado de sono percebe maiores oscilações entre sonolência e alerta.

Uma parte do seu hipotálamo (uma área interna do cérebro) controla o ritmo circadiano. Dito isso, fatores externos como claridade e escuridão também podem impactá-lo. Quando está escuro à noite, seus olhos enviam um sinal para o hipotálamo que é hora de sentir-se cansado. Seu cérebro, por sua vez, envia um sinal para o seu corpo para liberar melatonina, que torna seu corpo cansado. É por isso que seu ritmo circadiano tende a coincidir com o ciclo do dia e da noite (e por que é tão difícil para o trabalhadores em turno dormir durante o dia e ficar acordado à noite).

Seu ritmo circadiano funciona melhor quando você tem hábitos de sono regulares, como ir para a cama à noite e acordar pela manhã ao redor dos mesmos horários, dia após dia (inclusive fins-de-semana). Quando as coisas mudam de rumo, como o jet lag, o horário de verão, ou um evento esportivo atraente na TV que mantém você acordado até as primeiras horas da manhã, isso pode perturbar seu ritmo circadiano, fazer você sentir-se mal e com mais dificuldade para prestar atenção.

Curiosamente, seu ritmo circadiano provavelmente vai mudar à medida em que você envelhecer. E você também pode não ter o mesmo ciclo sono-vigília de seu parceiro, filho ou pais. Entretanto, quanto mais você prestar atenção ao seu corpo e perceber a sensação de alerta e sonolência, e quanto mais tempo você passa a desenvolver bons hábitos de higiene do sono, melhor será o seu sono e melhor se sentirá.

Referência:

“What is Circadian Rythm?”

National Sleep Foundation